David Almeida é reeleito em Manaus
O candidato David Almeida (Avante) foi reeleito prefeito de Manaus neste domingo, com 54,58% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno contra Capitão Alberto Neto (PL), que obteve 45,42% dos votos. Almeida, de 55 anos, já ocupa a prefeitura e tem experiência na política local. Foi deputado estadual em três mandatos e, enquanto estava como presidente da Assembleia Legislativa, assumiu interinamente, entre 2017 e 2018, o governo do Amazonas após a cassação dos mandatos do governador e do vice. O novo vice-prefeito da cidade será Renato Júnior (Avante), que substituirá Marcos Rotta, que estava no segundo mandato.
Capitão Alberto Neto, o concorrente de Almeida, contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que intensificou a campanha para o candidato do PL nos últimos dias. Apesar disso, Almeida conseguiu garantir o segundo mandato.
Um dos principais desafios para o prefeito será lidar com os impactos das mudanças climáticas. Manaus, que tem quase 2,3 milhões de habitantes, está entre os municípios que devem receber recursos federais devido à estiagem. Em setembro deste ano, a prefeitura declarou situação de emergência devido à seca severa que afeta o Rio Negro.
A Agência Nacional de Águas aponta que o nível do rio está abaixo da média histórica e atingiu 16,97 metros na cidade. A tendência é que o nível continue a diminuir. No ano passado, o nível mais baixo do rio foi registrado apenas no final de outubro, e as águas começaram a subir novamente apenas um mês depois. A gestão planeja implementar ações para atender as necessidades das comunidades ribeirinhas.