Por:

Mapeamento de sítios arqueológicos de RR

Roraima deu início a um projeto de inventário e documentação de seu patrimônio arqueológico, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr). A proposta, segundo o que foi divulgado no portal governamental, faz parte do programa Expedições Científicas da Iniciativa Amazônia 10 e busca mapear sítios arqueológicos no estado, ampliando o conhecimento sobre a diversidade cultural da região amazônica. Coordenado pela pesquisadora Ananda Machado, o projeto visa tornar acessíveis informações sobre a riqueza arqueológica do estado. Segundo Machado, a criação do inventário tem como base tanto referências bibliográficas quanto expedições científicas realizadas com a participação das comunidades indígenas da Terra Indígena São Marcos.

O trabalho de mapeamento inclui a catalogação de pinturas, gravuras e artefatos encontrados em áreas de ocupação ancestral. A equipe responsável pelo projeto inclui outros cinco pesquisadores, e o foco inicial é a análise dos recursos para viabilizar as próximas etapas. Um dos objetivos principais é fortalecer o entendimento e a preservação das raízes culturais de Roraima, facilitando o acesso ao conhecimento histórico para as populações indígena e não indígena. Com o crescimento do turismo indígena no estado, o inventário também poderá servir de apoio para comunidades interessadas em desenvolver o turismo arqueológico.

Além da criação do inventário, o projeto prevê a produção de materiais para o público em geral. Os resultados estarão disponíveis para consulta pública e serão amplamente divulgados nas redes sociais, inclusive com postagens em línguas nativas, feitas por jovens indígenas.