Governo do Pará realiza reunião sobre o COP 30
Conferência da ONU trará oportunidades de crescimento
A vice-governadora Hana Ghassan e membros do comitê estadual para a realização da COP 30 participaram, na última quinta-feira (28), de uma reunião com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para discutir os preparativos de Belém para sediar a COP 30, conferência sobre mudanças climáticas da ONU, que acontecerá em novembro de 2025.
O encontro teve como objetivo também identificar as oportunidades de negócios que a cidade poderá explorar em função do evento internacional. Hana Ghassan destacou a importância do evento para o estado e a cidade, ressaltando que os preparativos já estão em andamento.
"É necessário nos prepararmos para este grande evento. Já conseguimos a captação de recursos, as obras estão todas licitadas e em andamento, e agora entramos em uma nova fase, que é a preparação para a recepção das pessoas que vão vir para Belém. Na COP 29, fomos surpreendidos com Baku, uma cidade linda que estava vivendo a COP e que acolheu a todos de forma muito carinhosa, porque qualquer viagem tem relação com o emocional, com a forma como a gente é recebido. Então, espero que essa reunião seja a primeira de muitas até a COP 30, para trocarmos experiências e tratarmos sobre o acolhimento aos nossos turistas", afirmou a vice-governadora.
Rosane Oliveira, vice-presidente da Abrasel, também ressaltou a relevância do encontro, que serviu para trocar ideias sobre o potencial de Belém e como o setor de bares e restaurantes pode contribuir para o sucesso da COP 30. "Este momento é muito oportuno para podermos passar segurança para o setor de serviços, porque a responsabilidade de contribuir com o Governo do Estado nesse evento é muito grande. Temos este entendimento da possibilidade de fazer com que esse momento de negócios seja construído para valorizar a nossa cidade, a nossa capital e todo esse processo da COP que vem aí", declarou Rosane.
Lucas Torres, secretário adjunto de Turismo do Pará, destacou que a realização da COP 30 é uma oportunidade única para consolidar Belém como um destino turístico internacional. "A gente já vem trabalhando muito com o setor produtivo, com todos os bares, hotéis, restaurantes, para que esse momento turístico que o Pará e Belém estão vivendo não seja só durante a COP.