Em 2024, o governo de Tocantins, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas-TO), atendeu mais de 60 mil trabalhadores com ações de capacitação e inserção no mercado de trabalho, segundo dados da Secretaria de Comunicação (Secom-TO). Essas iniciativas tiveram o objetivo de fortalecer a economia local e oferecer oportunidades.
O programa Jovem Trabalhador, lançado em 2023, consolidou-se como o maior programa de primeiro emprego da região Norte do país. Até o momento, 8.653 jovens foram inscritos, com 2.027 já atuando em órgãos públicos nos 139 municípios do estado. O objetivo é inserir 3 mil adolescentes e jovens, entre 16 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, no mercado de trabalho.
Além disso, o Sistema Nacional de Empregos (Sine-TO) realizou 84.438 atendimentos em seus nove postos. Foram cadastradas 8.571 vagas de emprego e realizados 19.483 encaminhamentos, resultando na colocação de 1.087 trabalhadores no mercado. O Sine também capacitou 9.476 pessoas em 2023, por meio de palestras e cursos presenciais e on-line, ampliando o alcance das ações de qualificação profissional.
Os cursos oferecidos pelo Sine abordaram temas como autodesenvolvimento pessoal e profissional, marketing pessoal, gestão de atendimento e relações interpessoais. A introdução da formação on-line permitiu atender indivíduos em diversas cidades, facilitando o acesso ao conteúdo.
O governo estadual também investiu em programas de inclusão produtiva, capacitando 3.475 pessoas em 2019, em áreas como beleza, panificação e artesanato. Essas ações visam apoiar o desenvolvimento profissional de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, promovendo a autonomia e melhorando a qualidade de vida.
Neste ano, ainda de acordo com informações divulgadas pela Secom, continuaram os investimentos em emprego e assistência social, inserindo milhares de jovens no mercado de trabalho. O programa Jovem Trabalhador, por exemplo, tem como meta inserir 3 mil jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
Além das ações de capacitação, o governo do Tocantins promoveu assistência social aos mais vulneráveis, investindo até R$ 42 mil em municípios atingidos por incêndios florestais.