O governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), investiu R$ 5,7 milhões em 2024 para fortalecer a defesa agropecuária, segundo a Secretaria de Comunicação estadual (Secom-TO).
A parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa) e o Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro) possibilitou a reforma de unidades, avanços tecnológicos e qualificação profissional. O objetivo é garantir a sanidade animal e vegetal e impulsionar o agronegócio tocantinense.
Entre as conquistas, o estado obteve reconhecimento nacional como livre de febre aftosa sem vacinação, com um rebanho de 11,5 milhões de animais. O Tocantins também lidera o ranking de vacinação contra a brucelose no Brasil.
Para garantir a ausência de doenças, a Adapec realizou estudos em 43 municípios sobre a febre aftosa, em 22 sobre a Influenza Aviária e em 92 sobre a Peste Suína Clássica.
O estado também é livre da Influenza Aviária, com ações de mapeamento de aves migratórias realizadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A Adapec monitorou 2.946 focos de raiva e vacinou 3 milhões de bovinos contra a doença. Além disso, fiscalizou mais de 1 milhão de animais em 1.554 eventos pecuários e 12.688 abordagens nas barreiras fixas e volantes.
No setor agroindustrial, o estado registrou quatro novas agroindústrias e certificou cinco para comercialização nacional. A produção de carne, leite e pescado também teve destaque com crescimento nos abates e processamentos, gerando mais de R$ 1,2 bilhão de movimentação financeira anual.
O controle de pragas também foi um foco importante, com ações de monitoramento em soja, milho e algodão, além da fruticultura.