Bragança, na região Nordeste, é um dos municípios mais antigos do Pará, chegando aos 411 anos de existência em 2024. Com uma população estimada em 131.679 pessoas, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2024), Bragança já recebeu investimentos do Governo do Pará em diversas áreas, com destaque para educação, turismo, segurança, saúde e habitação, a fim de promover inclusão social e cidadania. Duas orlas foram reconstruídas e entregues, e o Governo avança para concluir, em breve, a Rodovia PA-122 e a primeira Usina da Paz do município.
"Em Bragança, as orlas entregues pelo Governo do Pará se juntaram à bela paisagem e reforçaram o potencial turístico da cidade. Também já executamos mais de 20 quilômetros em pavimentação asfáltica, e o governador Helder Barbalho assinou, recentemente, o convênio para reconstrução do Barracão da Marujada. São obras que proporcionam lazer e melhoria na qualidade de vida da população, criando um ambiente propício para o crescimento econômico e a valorização cultural", ressalta o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
A obra de infraestrutura na nova orla da praia oceânica de Ajuruteua contemplou serviços de drenagem e urbanização, e obras para conter a erosão natural, com a construção de muro de arrimo e enrocamento (barreira que absorve a energia das ondas). Também foram construídos quiosques, ciclovias e restaurantes, e instalados bancos, lixeiras, guarda-corpo e iluminação pública em toda a extensão, além de pavimentação asfáltica.
A orla do Rio Caeté, na zona urbana, foi a segunda entregue pelo Governo do Pará. Com mais de 12 mil metros quadrados, tem calçamento em pedra portuguesa (mantendo a característica histórica da cidade), ciclovia, quiosques para venda de comidas e bebidas, parque infantil, academia ao ar livre, bancos, lixeiras, palco para eventos, caramanchão e espaço iluminado e arborizado para estimular a integração com o meio ambiente. A nova infraestrutura nas duas orlas é usufruída pela população local e pelos turistas, com segurança e comodidade.A Secretaria de Cultura de Bragança aponta alta de 60% nos visitantes, tanto na cidade quanto na Praia de Ajuruteua, a 37 km do centro urbano.