Em 2024, a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) não apenas manteve as tradicionais festas como o Carnaval da Família e o Arraial Cultural, na Gameleira, mas também deu um grande passo no fomento cultural de todo o Acre.
Por meio das leis de incentivo Aldir Blanc (LAB) e Paulo Gustavo (LPG), além do Fundo Estadual de Cultura, o governo do Acre investiu R$ 41 milhões, beneficiando todos os municípios com a realização de atividades culturais diversificadas.
Cumprindo uma determinação do governador Gladson Cameli, o presidente da FEM, Minoru Kinpara, tem promovido a revitalização de espaços culturais na capital e no interior, além de impulsionar a economia local com eventos culturais. Entre os projetos futuros, destaca-se o Festival da Canção, que promete envolver artistas de todos os municípios acreanos em 2025.
A FEM também continua com os editais de Arte e Patrimônio e Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, com o resultado preliminar da análise técnica das propostas publicado em 29 de janeiro. Essas ações fazem parte do compromisso com o fortalecimento do setor cultural no estado. O Carnaval da Família, promovido pelo governo do Acre, celebrou a diversidade cultural do estado e foi um dos maiores eventos de 2024.
O baile infantil, com suas atrações culturais regionais, encantou crianças e familiares, com apresentações de Jabuti-Bumbá, Marujada Brig Esperança e maracatu Nação Pé Rachado, que promoveram a cultura acreana.
Além dos eventos, o governo do estado tem investido na preservação do patrimônio histórico, com a revitalização de importantes espaços culturais, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no antigo Seringal.