Cartão do Produtor cresce 22,2% no AM

Por

No décimo mês de 2023, o Amazonas registrou a emissão e renovação de 2.011 Cartões do Produtor Primário (CPP), um aumento de 22,2% em relação a setembro, quando foram contabilizados 1.645 documentos. Os dados, divulgados na última sexta-feira (29) pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), refletem o avanço no atendimento aos produtores rurais do estado.

No ranking dos municípios com maior número de registros em outubro, destacaram-se Iranduba (297 documentos), seguido por Rio Preto da Eva (162) e São Gabriel da Cachoeira (143). De acordo com o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, o crescimento é resultado do trabalho das 75 Unidades Locais (UnLoc's) e postos avançados do instituto. "O CPP é essencial para o desenvolvimento do setor primário, garantindo diversos benefícios aos trabalhadores rurais. Por isso, o Idam tem intensificado suas ações para facilitar o acesso ao documento", afirmou Alvino.

Ele ressaltou que as UnLoc's e postos avançados também realizam a emissão e renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR). "É fundamental que os produtores mantenham esses três documentos atualizados, assegurando acesso a políticas públicas, aumento de renda e melhores condições de trabalho", destacou o diretor-presidente.

Mais dados

Além da alta em relação a setembro, os serviços do CPP também registraram crescimento de 4,5% em comparação com outubro de 2022, quando foram emitidos e renovados 1.924 documentos.