Acre ampliou cursos e capacitações em 2024
O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) encerrou 2024 com um aumento significativo nas matrículas em cursos profissionalizantes e na entrega de certificados e diplomas. Os dados foram divulgados na quarta-feira (18) pela Agência de Notícias do Acre.
O número de alunos em sala de aula cresceu 248%, saltando de 1.802 em 2023 para 7.260. Já a entrega de certificados e diplomas registrou alta de 260%, totalizando 7.617 documentos.
Entre os programas executados, destacam-se o Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP), que integrou 4.960 estudantes ao ensino técnico, e o Mulheres Mil, que capacitou 1.117 mulheres em situação de vulnerabilidade. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foi incorporada em 2024, alcançando 1.500 concludentes em 59 turmas de diversas qualificações.
Com 50 cursos no portfólio, o Ieptec realizou parcerias e ofereceu formações em áreas como saúde, empreendedorismo e tecnologia.
O instituto também firmou acordos com órgãos como a Secretaria de Saúde e a Federação das Indústrias do Acre, consolidando ações para qualificação técnica e estágios.
O portfólio do Ieptec em 2024 incluiu, além dos cursos, atividades livres voltadas ao empreendedorismo e áreas culturais. Foram realizadas oficinas práticas de gastronomia e capacitações em artes, cultura, administração e agronegócio.
O instituto também promoveu processos para contratação de bolsistas, mediadores e tutores. Em 2024, foram sete editais, com destaque para o último certame, que registrou 801 inscritos. Parcerias importantes, como com a Secretaria de Administração, capacitaram 300 servidores estaduais em cursos como logística, informática e recursos humanos.