A Defesa Civil de Rondônia intensifica o monitoramento dos rios durante o período chuvoso, que segue até março.
A estratégia, segundo divulgado pela Secretaria de Comunicação (Secom-RO), inclui supervisão constante dos níveis dos rios, suporte às defesas civis municipais e conscientização da população sobre medidas preventivas para evitar riscos associados a enchentes e outros desastres naturais.
Os principais rios apresentam níveis normais. Em Porto Velho, o Madeira registrou 12 metros, abaixo da cota de alerta de 15 metros. Rios menores, como o Araras, em Cerejeiras, tiveram transbordamentos breves após chuvas, mas a situação foi normalizada em poucas horas. No início do mês, o Rio Pirarara, em Cacoal, também teve aumento, mas sem necessidade de evacuação.
A Defesa Civil realiza suas ações com base em dados de instituições como a Agência Nacional de Águas e o Serviço Geológico do Brasil.
Ainda segundo a Secom-RO, entre as iniciativas planejadas, estão o 3° Encontro Estadual de Calamidades Públicas, no dia 21/1, e uma capacitação para coordenadorias municipais, prevista para 3/2.
A população é orientada a evitar áreas de risco, como encostas e regiões alagadiças, e manter sistemas de drenagem em boas condições.
Além disso, medidas preventivas incluem a preparação de kits de emergência com lanternas, alimentos e água potável, além de acompanhamento de alertas meteorológicos.
Durante as tempestades, recomenda-se atenção ao trânsito, já que o asfalto fica escorregadio, e evitar contato com águas pluviais, que possam estar contaminadas.
A Defesa Civil alerta que, em caso de emergência, o contato com a órgão pode ser feito pelo telefone 193.