A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participa da implementação de cabos de fibra ótica para levar internet a 12 municípios do estado.
A ação faz parte do programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações, e conta com apoio do Governo do Amazonas.
A instalação será feita ao longo dos rios da região, utilizando dados da plataforma Selva e do boletim sazonal hidroclimático da UEA para orientar a execução do projeto.
O suporte da universidade ocorre em duas frentes. No aspecto tecnológico, a plataforma Selva monitora fatores ambientais como chuvas e descargas elétricas, enquanto o boletim sazonal analisa as condições do solo para a instalação dos cabos.
No âmbito educacional, alunos de mestrado da UEA ministram oficinas para as comunidades ribeirinhas e indígenas que serão impactadas pela chegada da nova estrutura de conectividade.
Além de ampliar o acesso à internet, o projeto beneficia a educação superior no estado, permitindo que estudantes tenham acesso mais rápido a conteúdos digitais.
A Infovia 02, nome da infraestrutura em implantação, faz parte do plano de expansão de conectividade da Amazônia.
Os cabos instalados possuem 24 pares de fibra óptica, com capacidade para transmitir grandes volumes de dados.
Cada município receberá ainda uma praça pública equipada com wi-fi gratuito.
O programa Norte Conectado busca aprimorar a comunicação na região amazônica por meio da instalação de redes de fibra ótica submersas. Com isso, a internet de alta velocidade chegará a localidades que antes tinham conexão limitada.
Segundo a UEA, a participação da universidade fortalece a integração entre ensino e tecnologia, permitindo que conhecimentos acadêmicos sejam aplicados para melhorar a infraestrutura digital no estado.
A implementação da Infovia 02 tem participação da EAF, entidade não governamental responsável pela execução da obra.
A UEA colabora com estudos ambientais que auxiliam na definição do melhor trajeto para os cabos, garantindo que a instalação ocorra de forma eficiente e com o mínimo de impacto ambiental; e apoia a comunicação com as populações locais por meio de iniciativas como rádios comunitárias.