Por:

Detectados agrotóxicos em alimentos de TO

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) divulgou, na quinta-feira (27), um relatório com os resultados das análises de resíduos de agrotóxicos em alimentos coletados em supermercados de Palmas.

O levantamento faz parte do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foram analisadas 66 amostras de 14 alimentos: abacaxi, alface, alho, arroz, batata-doce, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, manga, pimentão, tomate e uva.

Os resultados apontaram que 66,67% das amostras apresentaram condição satisfatória.

Destas, 39,40% não continham resíduos e 27,27% apresentaram agrotóxicos dentro dos limites estabelecidos.

Outras 22 amostras, equivalente a 33,33%, foram classificadas como insatisfatórias.

Vinte continham ingredientes ativos de agrotóxicos não autorizados, uma possuía resíduos acima do limite permitido e outra apresentava os dois tipos de irregularidades.

As amostras analisadas foram fornecidas, principalmente, pelos estados de Tocantins e Goiás, que responderam por 29 e 28 unidades, respectivamente.

Os laudos com resultados inadequados foram encaminhados ao Ministério Público estadual, órgãos de fiscalização agropecuária, Vigilâncias Sanitárias e supermercados onde as coletas foram realizadas.

Para os consumidores, a SES-TO recomenda diversificação na alimentação e a escolha de produtos orgânicos ou de origem identificada.

Entre os alimentos com irregularidades, foram identificados resíduos em abacaxi, alface, arroz, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, pimentão, tomate e uva. Já as amostras de alho, batata-doce e manga não apresentaram problemas.