Por:

TO: alta de 72% na abertura de empresas

O Tocantins registrou um aumento de 72% na abertura de empresas nos dois primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Dados da Junta Comercial do Estado (Jucetins) mostram que mais de 4 mil novos negócios foram abertos no estado, impulsionando a geração de empregos e o crescimento econômico local.

Em janeiro de 2024, foram registradas 2,4 mil novas empresas, enquanto no mesmo mês de 2025 o número saltou para 4,1 mil. O avanço é atribuído à modernização dos serviços, à desburocratização de processos e a incentivos para o desenvolvimento econômico.

Cidades como Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Colinas do Tocantins lideram o número de novos empreendimentos.

Cinco setores se destacaram no crescimento: comércio, com 1.068 novos negócios; transporte, armazenagem e entregas rápidas, com 495; construção civil, com 368; atividades administrativas e serviços, com 350; e atividades científicas e técnicas, com 319. Esses dados referem-se apenas ao mês de janeiro de 2025.

A expansão reflete a criação de um ambiente mais favorável para o empreendedorismo no estado, com políticas que facilitam o investimento e a formalização de negócios.

O aumento no número de empresas abertas contribui para a geração de empregos formais, a ampliação da renda e o fortalecimento do mercado interno.

O crescimento econômico no Tocantins também é impulsionado pela migração de microempreendedores individuais (MEI) para categorias empresariais mais amplas, como microempresas. A mudança permite acesso a linhas de crédito mais vantajosas e possibilita a expansão dos negócios, tanto em serviços quanto em investimentos em infraestrutura.