Por:

Amapá realizou 400 bariátricas desde 2023

Mais de 400 pacientes já passaram por cirurgias bariátricas no Amapá por meio do programa Barisus, iniciativa do governo estadual que oferece o procedimento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Somente nos primeiros três meses de 2025, foram realizadas 60 intervenções cirúrgicas, com previsão de mais 40 até o final desta semana.

O projeto foi criado em 2021, suspenso temporariamente e retomado em 2023 pela atual gestão. Para ampliar o atendimento, o governo firmou parceria com o Hospital São Camilo, que realiza as cirurgias com apoio de recursos de emendas parlamentares.

Os interessados são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e passam por uma triagem rigorosa antes de serem incluídos no programa.

Após a cirurgia, recebem acompanhamento multidisciplinar por 18 meses, com nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas e outros especialistas.

O Barisus será um dos destaques do "Metabólica Amapá 2025", evento que reuniu especialistas na última semana, entre os dias 24 e 28 de março para debater avanços no tratamento da obesidade e diabetes.

Durante o encontro, serão realizadas 40 cirurgias ao vivo, demonstrando a técnica para profissionais de saúde.

A cirurgia bariátrica é indicada para casos graves de obesidade, quando o Índice de Massa Corporal (IMC) ultrapassa 40 ou fica entre 35 e 39,9 associado a doenças como diabetes, hipertensão e apneia do sono.

O procedimento dura 50 minutos e ajuda a controlar problemas metabólicos, melhorando a qualidade de vida.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a obesidade atinge cerca de 20% dos adultos no Brasil. No Amapá, o Barisus se tornou uma alternativa para quem aguardavam anos.