O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), no Pará, registrou 94,9 mil atendimentos a pessoas com autismo em 2024. Desse total, 18.344 ocorreram entre janeiro e fevereiro, de acordo com a Agência Pará de notícias.
Os serviços são oferecidos pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e pelo Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), ambos em Belém.
O CIIR é referência no estado há quase sete anos no atendimento de média e alta complexidade a pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.
A estrutura inclui terapias multidisciplinares, como a Análise Comportamental Aplicada (ABA), que estimula habilidades sociais.
O Natea, em funcionamento desde 2021, oferece oficinas para desenvolvimento de autonomia, como atividades de vida diária e geração de renda.
O espaço fornece suporte a familiares por meio de programas como o Treino Parental, que orienta sobre o transtorno.
Já o Cetea, inaugurado em outubro de 2023, é o primeiro centro público do Brasil dedicado tanto ao atendimento de pessoas com autismo quanto à capacitação de profissionais do SUS. Com capacidade para 300 usuários, o local conta com salas de integração sensorial, terapias e laboratórios.
Além de Belém, o Natea está em Capanema, Tucuruí e Santo Antônio do Tauá.
Os serviços são acessíveis mediante encaminhamento das unidades de saúde municipais, que passam pela regulação estadual. Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2/4, o CIIR e o Cetea promoveram caminhadas simbólicas e atividades culturais. A programação incluiu contação de histórias e dinâmicas interativas.