Por:

Norte teve o maior volume de chuvas do país em março

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou os principais fenômenos meteorológicos registrados no país durante o mês de março de 2025. A Região Norte concentrou os maiores acumulados de chuva, com destaque para os estados do Pará e Amazonas.

O volume de precipitação superou a média histórica nessas áreas. As chuvas foram influenciadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema responsável por causar instabilidade atmosférica na faixa equatorial.

Essa condição é comum na transição entre o verão e o outono, período em que o fenômeno se intensifica sobre a região. No restante do país, as chuvas ficaram abaixo de 120 milímetros, especialmente em uma faixa que vai do interior do Nordeste ao Sul, passando pelo Centro-Oeste e Sudeste.

Cheias no Norte

O volume de chuvas no mês de março e também no início de abril causou impactos em vários estados da Região Norte.

Mais recentemente, em Porto Velho (RO), o prefeito Léo Moraes (Podemos) decretou situação de emergência devido à cheia do rio Madeira, que pode ultrapassar a cota de 17 metros.

O decreto, anunciado na última quinta-feira (10), determina ações coordenadas pela Defesa Civil Municipal para reduzir os danos causados à população, principalmente aos moradores de regiões mais isoladas, onde houveram diversos casos de pessoas ilhadas.

Ao longo de abril e dos últimos dias de março, no Amazonas, cinco municípios estão em estado de emergência.

Em Manicoré, a quase 350 km de Manaus, cerca de 18 mil pessoas foram afetadas, com prejuízos na produção agrícola e dificuldades de acesso às áreas urbanas. A previsão é que o nível dos rios continue subindo até julho, agravando a situação de comunidades ribeirinhas.

O rio Amazonas apresentou uma forte recuperação em 2025, após a estiagem histórica enfrentada no ano passado.

Em seis meses, o nível do rio subiu 13,23 metros no porto de Itacoatiara (AM), segundo dados da régua fluviométrica.

O aumento é o maior registrado nos últimos cinco anos.

Já no mês passado, em Rio Branco (AC), a cheia do rio Acre também levou à publicação de decreto emergencial. Os cidadãos afetados foram realocados no Parque Abrigo.