AM: 10 mil itens fiscalizados em março
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) divulgou ontem (2) o balanço da operação "Mês do Consumidor". Foram verificados 10,2 mil itens durante a ação que ocorreu entre 10/3 e 19/3 em Manaus e na Região Metropolitana.
Desse total, 373 produtos foram reprovados e apreendidos, e cinco estabelecimentos receberam notificação.
A fiscalização, coordenada pelo Inmetro em todo o Brasil, teve como alvo supermercados, feiras e outros comércios.
Foram inspecionados balanças, alimentos pré-embalados e artigos de segurança doméstica, como panelas de pressão, fogões a gás e extintores de incêndio. As equipes também verificaram cadeiras plásticas, escadas metálicas, coifas e exaustores elétricos.
Equipes do Ipem-AM percorreram 103 locais. Entre os itens fiscalizados, 9,2 mil eram produtos de segurança doméstica, 520 eram alimentos pré-medidos e 471 eram balanças comerciais. A maioria dos itens apreendidos (363) eram panelas, frigideiras e sanduicheiras sem registro no Inmetro.
Cinco balanças apresentavam erros acima do permitido, e cinco embalagens de alimentos tinham peso divergente do indicado.
Os estabelecimentos notificados terão dez dias para se defender. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 1,5 milhão, dependendo da infração. Caso não apresentem defesa ou cometam reincidência, os valores podem ser ainda maiores.
Consumidores podem denunciar irregularidades ou tirar dúvidas pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Outros canais de contato incluem o site do Ipem-AM e suas redes sociais.
Denúncias também podem ser feitas pessoalmente na sede do órgão, em Manaus.