Por:

Sustentabilidade é palavra de ordem no TRT da 2ª região Evento Caminhos para a transformação ocorre de 05 a 07/06/2024

A tragédia que se abateu pelo Rio Grande do Sul em razão das enchentes, segundo dados atualizados da defesa civil (30/05), atingiu 473 Municípios, com 169 óbitos confirmados, 806 feridos, 45.126 pessoas em abrigos, 581.638 desalojados, tendo afetado a vida de 2.347.664 gaúchos. Nesse momento de comoção e solidariedade de todo o país aos milhões de gaúchos que foram gravemente atingidos por esse evento natural extremo, que, sem sombra de dúvida, foi intensificado pela ação humana e resultado das mudanças climáticas produzidas pelo aquecimento global, é impossível não pensar em sustentabilidade. Quanto tempo mais demoraremos para usar os recursos naturais de forma consciente sem comprometer o bem-estar das gerações futuras? Quanto tempo mais demoraremos para encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental para evitar verdadeiras catástrofes? No Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região, a sustentabilidade é palavra de ordem. Protagonista na instituição de políticas e programas de Responsabilidade Socioambiental e da Acessibilidade, desenvolve ações, desde 2010, para o fortalecimento da sustentabilidade local e global.

As ações são permanentes, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aos eixos ESG, de acordo com sua missão institucional, que é: "Realizar Justiça, no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para o fortalecimento da cidadania." Importante destacar algumas ações do TRT da 2a Região na dimensão ambiental: juízo 100% digital, digitalização dos processos físicos; inserção de critérios de sustentabilidade nas contratações de bens e serviços; implantação de coleta seletiva solidária e gerenciamento de resíduos sólidos, com a destinação de resíduos recicláveis às cooperativas de catadores de materiais recicláveis parceiras; substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED em todas as unidades, projeto para instalação de painéis solares em três unidades; implantação do PURA (Programa de Uso Racional de Água) em todas as unidades do TRT2; criação e coordenação dos agentes socioambientais, servidores multiplicadores das práticas socioambientais, dentre outras medidas.

E na esteira da promoção da cultura da sustentabilidade, a Escola Judicial do TRT da 2a Região e o Subcomitê de Gestão Socioambiental e do PLS do TRT2 irão promover, nos dias 05 a 07/06/2024, no auditório da EJUD 2, Fórum Ruy Barbosa, o evento: "Caminhos para a transformação: ESG no TRT2. O objetivo do evento é divulgar e impulsionar a agenda ESG (environmental, social and governance), no âmbito do serviço público, bem como promover o mês do Meio Ambiente com o lançamento da campanha que contará com uma série de ações e capacitações institucionais, em conformidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no. 02 (Fome zero e agricultura sustentável), no. 03 (Saúde e bem-estar), no. 05 (Igualdade de gênero) e no. 08 (Trabalho decente e crescimento econômico). Iniciativas como a do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região precisam ser disseminadas.O desenvolvimento da cultura da sustentabilidade, com a incorporação da sustentabilidade na estratégia e na tomada de decisões, é um caminho sem volta pensando no hoje e nas gerações futuras.