Por:

ES realiza 20ª edição do Prêmio Dom Luiz Gonzaga

A 20ª edição do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi realizada nessa segunda-feira (26) e homenageou duas personalidades e três instituições. A cerimônia aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande. O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi criado em 2004 pela Lei Estadual nº 7.844 e, desde então, homenageou 90 pessoas e instituições que se destacaram de forma relevante para a construção de uma nova realidade social.

Nesta edição, foram homenageados: Alberto Fontana (in memoriam); Elda Coelho de Azevedo Bussinger; Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB); Fórum de Mulheres do Espírito Santo (FOMES); e Programa Salva Sua Pele.

"A premiação incentiva pessoas e instituições que se voluntariam para transformar nosso Estado em um local melhor para viver. Esse evento nos lembra o que desejamos: uma sociedade mais justa e igualitária. Hoje lembramos do Padre Alberto, que esteve em todos os prêmios e foi o mentor disso tudo que estamos vivendo. Além dos direitos humanos, queremos que o Espírito Santo seja uma referência em qualidade de vida, cuidando das pessoas mais vulneráveis", afirmou o governador.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância do Prêmio. "Esta premiação é um reconhecimento público daqueles que se dedicam na defesa da vida. Desejo que este prêmio continue a honrar a memória de Dom Luís e inspirar cada vez mais as pessoas na dedicação às causas sociais e de defesa dos direitos humanos", salientou.

Dom Luiz Gonzaga

Dom Luís Gonzaga Fernandes nasceu em 24 de agosto de 1926, no Estado do Rio Grande do Norte e foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1950, em Roma, e, em 05 de dezembro de 1965, durante o encerramento do Concílio Vaticano II, também em Roma, foi sagrado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória/ES. Permaneceu 15 anos no Espírito Santo e se destacou pela atuação no fortalecimento e florescimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEB`s), sustentadas pela opção preferencial pelos pobres, pela defesa da vida e da dignidade humana. Em 1981, foi transferido para a Diocese de Campina Grande/PB, tendo atuado como bispo titular até 2001. Faleceu em 04 de abril de 2003, na Paraíba.