Governo de São Paulo ajudará municípios contra estiagem
Municípios paulistas receberão apoio do governo para enfrentar períodos com baixos índices pluviométricos. As ações fazem parte do Plano Estadual de Resiliência à Estiagem, publicado em 29 de julho. Além de fornecer equipamentos de combate aos incêndios, o Estado ajudará na missão de garantir o fornecimento de água à população em períodos de seca.
Outra medida de enfrentamento à estiagem é a campanha publicitária institucional sobre a importância do consumo consciente e uso racional da água. Com a mensagem "Economize água, gota por gota, todos por todos" a ação leva os consumidores a uma reflexão sobre o desperdício.
O plano também prevê apoio jurídico a municípios para a perfuração de poços e para a aquisição de Estações de Tratamento de Água Compactas Móveis, usadas para tratamento de água, aumentando a eficiência do uso.
O apoio aos municípios também será financeiro. Aquelas cidades que decretarem situação de emergência e estado de calamidade pública por estiagem poderão receber recursos vindos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista. Vale lembrar que produtores rurais afetados pela seca já têm acesso a essas linhas de crédito.
Além disso, o governo disponibilizará aos municípios equipamentos para a prevenção e contenção de incêndios. Também fornecerá materiais de ajuda humanitária aos municípios afetados pela estiagem a serem destinados para população mais vulnerável. No caso de falta de água, o governo vai providenciar ações emergenciais para o restabelecimento de abastecimento de água potável.
Outro programa
Outro programa a ser fortalecido é o Rios Vivos. Liderado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), a iniciativa visa melhorar a qualidade dos rios paulistas. Com o Plano de Resiliência à Estiagem, o Governo de São Paulo vai fomentar a adesão de mais municípios ao Programa Rios Vivos.
Destaca-se também a perfuração de poços profundos pelo Daee para abastecimento público. O Governo do Estado investiu R$ 144,3 milhões nos últimos 16 meses na perfuração de 139 poços em 125 municípios. Todos têm mais de 100 metros de profundidade. O poço de Guaíra, município na região de Barretos, tem 708 metros de profundidade e fornece 335 mil litros de água por hora para o abastecimento de mais de 42,5 mil habitantes.