Por Bruna Fantti (Folhapress)
Após bater 41,1ºC, escolas e transportes da cidade do Rio de Janeiro estão adotando medidas diferenciadas para calorão em pleno inverno.
A máxima foi registrada na quinta (12) em Guaratiba, na zona oeste, segundo a prefeitura. Essa foi a maior temperatura registrada neste inverno, que termina no próximo dia 22.
Nesta sexta, apesar de as previsões indicarem a chance de passar de 40°C, a temperatura chegou a 36,3°C em Irajá, também na zona norte.
Em escolas públicas e particulares, alunos estão sendo orientados a levar garrafas de água para encher em bebedouros. Em creches, banhos de chuveiro ao ar livre, na sombra, foram implementados para os pequenos.
Os banhos de chuveirão são comuns nas escolas durante o verão, não nesse período.
Responsáveis ouvidos pela reportagem afirmaram que optaram por enviar sanduíches gelados e gelinho em bolsas térmicas para os lanches. "Fiz de suco de uva e de manga para as minhas filhas", afirmou Karine Santanna, mãe gêmeas adolescentes que estudam no 7º ano, em uma escola da Ilha do Governador, zona norte do Rio.
Em nota, a secretaria municipal de Educação afirmou que "orienta que as equipes escolares incentivem a ingestão de líquidos pelos alunos com maior frequência e segue o Decreto Nº 54740, de junho, que prevê cinco níveis de calor na cidade e define diretrizes de atuação para cada um deles".
"Nos níveis mais altos, os órgãos são orientados a adaptar atividades de risco para calor extremo, ou até mesmo determinar a interrupção da mesma. No caso das escolas, as atividades comumente realizadas em área externa podem ser suspensas ou transferidas para locais internos", acrescentou.
Na sexta (13), praias como Copacabana e Ipanema, estavam cheias desde cedo, com cadeiras e diversos guarda-sóis já abertos para proteger os banhistas por volta das 8h.
A prefeitura informou que tem sua atenção voltada também para a população de rua. "As unidades de Atenção Primária estão preparadas para o atendimento a pessoas com sintomas relacionados ao calor, com salas de medição e hidratação para o cuidado necessário. As equipes, sobretudo do Programa Consultório da Rua, estão atentas para a assistência necessária às populações mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua", disse, em nota.
A secretaria municipal de Saúde ressaltou que as principais orientações para este período são evitar exposição ao sol e atividades externas nas horas mais quentes do dia, e manter a hidratação.