Por:

Audiovisual é case de sucesso no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio divulgou o estudo "Economia do Audiovisual Carioca", mostrando que a movimentação econômica no setor cresceu 56,2% nos últimos três anos, se tornou a décima maior na cidade e provocou um impacto de R$ 4,2 bilhões em 2023. Esse mercado emprega mais de 20 mil trabalhadores e se consolidou como um dos principais motores da economia local.

De posse do estudo, realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Econômico e de Cultura, além da RioFilme, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, garantiu que vai continuar ampliando os investimentos no audiovisual. Ele destacou a importância dessa indústria para a cidade.

"Tem uma coisa que é o legado intangível, que é a construção da imagem. Essa indústria do audiovisual é muito mais do que se arrecadou de ISS (Imposto sobre Serviços), de empregos que foram gerados", disse.

O levantamento detalha a repercussão econômica do setor na cidade e sua importância ao gerar empregos qualificados, com baixo impacto ambiental e com forte efeito multiplicador. Há dados sobre faturamento, abertura de postos de trabalho, sobre a representatividade da produção audiovisual carioca no Brasil e no mundo e arrecadação de impostos. Em 2023, por exemplo, foram arrecadados no Rio R$ 72,1 milhões em ISS, provindos do setor.

"Há geração de empregos, geração de renda, é um círculo virtuoso que criamos, com a preocupação que temos de atuar em todos os setores do audiovisual. Estamos estimulando a produção, a pós-produção, a distribuição e também a infraestrutura", explicou o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.

Subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio, Marcel Balassiano lembrou que a Prefeitura trabalha para transformar o Rio na capital da inovação da América Latina.

"Este setor movimentou, no ano passado, mais de 4 bilhões de reais de arrecadação de impostos. São 20 mil empregos formais. Além de ser muito a imagem da cidade, o soft power do Rio, tem o lado do desenvolvimento econômico muito grande e importante do setor".

Para Alex Braga, presidente da Ancine, o Rio está dando exemplo para todo o Brasil, com o investimento no setor do audiovisual.