Por:

Governo de São Paulo ajuda lojistas do Brás

Para auxiliar os lojistas na recuperação dos prejuízos causados pelo incêndio que atingiu um shopping na região do Brás, no centro da capital, na última quarta-feira (30), o Governo de São Paulo estendeu aos comerciantes atingidos o crédito emergencial da Desenvolve SP que já atendia aos afetados pelo último apagão na cidade.

São duas linhas de crédito da Desenvolve SP oferecidas aos lojistas no valor total de R$ 100 milhões. A partir da próxima semana, os afetados pelo incêndio no Brás já poderão solicitar o acesso.

"Nossa ideia é ajudar o pequeno lojista e aquele inquilino que ficou sem local de trabalho e perdeu seu material. Vamos oferecer duas linhas de créditos. Todos o inquilinos atingidos diretamente e também aqueles do perímetro que foram afetados poderão acessar as linhas a partir de segunda-feira. Justamente para dar esse impulso no período de compras de final de ano, que é muito importante", afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Nesta sexta-feira (1), Tarcísio realizou uma vistoria no edifício comercial atingido pelas chamas. Além da visita ao local, o governador se reuniu com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com o presidente da Federação dos Varejistas e Atacadistas do Brás (Fevabrás), Gustavo Dedivitis, e com o presidente da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), Fauze Yunes.

O objetivo foi debater medidas para ajudar na recuperação e alavancar o turismo comercial no Brás. A região reúne 6 mil lojas de comércio popular e o prejuízo nos últimos 2 dias é estimado em R$ 25 milhões, segundo associação local. Ao todo, 600 inquilinos do Shopping 25 foram atingidos.

"Queremos ouvir dos lojistas o que pode ser feito para melhorar o ambiente de comércio no Brás e diminuir os riscos. O Brás é um pulmão comercial, turístico e religioso da cidade. É uma área que temos que ter toda a atenção", completou o governador.

Também estiveram presentes na reunião o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Henguel Ricardo Pereira; o presidente da Desenvolve SP, Ricardo Dias Brito; o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena; representantes das forças de segurança; entre outras autoridades do Estado e do município.