Prefeitura do Rio apresenta Plano Verão 2024/2025

Investimento em ações de prevenção chega a R$ 3,3 bilhões

Por

A Prefeitura do Rio apresentou, nesta segunda-feira (4), o Plano Verão 2024/2025 com as principais ações empregadas na preparação da cidade para a temporada de fortes chuvas e de calor intenso. Para lidar com um cenário de efeitos climáticos cada vez mais desafiadores, o poder público fez um investimento recorde de R$ 3,3 bilhões nos últimos quatro anos. Recursos aplicados em 488 iniciativas de prevenção, manutenção, pronta resposta e aquisição de tecnologia. Os objetivos principais são tornar a cidade mais resiliente e proteger os cariocas.

Resultado do trabalho de 36 órgãos, secretarias, empresas públicas e subprefeituras, o Plano Verão inclui obras de contenção de encostas, drenagem e infraestrutura urbanas, ações de manutenção como podas de árvores, desassoreamento de rios e limpeza de galerias de águas pluviais e ralos, aquisição e operação de novas tecnologias de monitoramento e previsão meteorológica, além da criação e operação de protocolos para a orientação da população em dias de fortes chuvas e de calor intenso. A Prefeitura anunciou ainda obras de infraestrutura em Jardim Maravilha, Acari, Realengo e Bacia do Canal do Mangue para corrigir problemas históricos de inundações.

"Mais do que uma prestação de contas do que foi feito pela Prefeitura para preparar a cidade para o Verão, este momento é uma forma de começar a alertar a população para esse período em que os eventos climáticos mais fortes podem acontecer, com as consequências que nós conhecemos. O Rio é uma cidade que, historicamente, tem episódios de grandes chuvas no Verão que causam muitos transtornos e que, infelizmente, ao longo da história, provocaram muitas mortes. Mas o Rio vem, desde 2010, buscando minimizar os impactos dessas chuvas. É obvio que essa é uma responsabilidade dos governos, fazendo as intervenções de infraestrutura necessárias, mas também tem um papel importante da população, que precisa estar atenta e colaborar com as autoridades para que possamos passar o Verão em que o impacto das chuvas seja menos traumatizante possível e que evitemos mortes na cidade. A parceria da população é fundamental, especialmente a mais vulnerável, que mora em comunidades, em áreas de risco e sujeitas a deslizamentos", disse o prefeito Eduardo Paes.