G20: Forças garantem a segurança na cidade
Integração com esfera federal e tecnologia tiveram bons resultados
A integração com as forças federais de segurança aliada à expertise de atuação em grandes eventos e ao uso de tecnologia de ponta foram destaques do Governo do Estado do Rio no G20. Cerca de 17,5 mil agentes das polícias Civil, Militar, Penal e da Operação Segurança Presente participaram do esquema especial de segurança, entre os dias 14 e 20 de novembro.
O Governo do Estado disponibilizou equipamentos tecnológicos de ponta, como a central de monitoramento de drones montada pelo Gabinete de Segurança Institucional na Marina da Glória e o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel. O resultado foi considerado positivo.
A maioria das ocorrências registradas na Região Central do Rio e na Zona Sul foi de furtos (19), seguida de roubo (5). Três veículos foram recuperados e houve três prisões em flagrante. Foram quatro ocorrências envolvendo estrangeiros vítimas: três furtos e um roubo. O Esquadrão Antibomba da Polícia Civil foi acionado 24 vezes em eventos relacionados ao G20: 22 solicitações de varreduras preventivas antibomba, uma análise de local de pós explosão com apreensão de artefato incendiário e uma ameaça de bomba.
Além da segurança externa dos locais de eventos, a Polícia Militar patrulhou os corredores estruturais da Zona Sul, Zona Oeste, Linha Vermelha, Linha Amarela, além da orla e de outras áreas turísticas, com apoio do recém-criado Batalhão Tático de Motociclistas. As câmeras fixas instaladas em pontos estratégicos e câmeras móveis de aeronaves e drones do Grupamento Aeromóvel transmitiram imagens para as centrais de monitoramento, que também receberam imagens das câmeras operacionais portáteis acopladas aos uniformes dos policiais militares.
Às vésperas do G20, a Operação Segurança Presente inaugurou seis novas bases que ficarão como legado para a cidade - no MAM, AquaRio, Boulevard Olímpico, Lapa, Copacabana e Cinelândia. As novas bases contam com câmeras de reconhecimento facial e viaturas equipadas com sistema capaz de identificar veículos com registro de roubo e de furto. As bases de Copacabana, MAM e Boulevard Olímpico também possuem salas de monitoramento equipadas com telas que transmitem em tempo real imagens capturadas por câmeras das ruas e comércios.