Novo acordo prevê mais auxílio a região de Mariana
Ações da repactuação asseguram avanços na reparação em Mariana
Os investimentos em Mariana e nos 37 municípios mineiros diretamente atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, em 2015, foram priorizados no Novo Acordo de Mariana, assinado em 25/10. Além da duplicação do trecho da BR-356 - que liga a cidade à BR-040 - e melhorias nas estradas, anunciadas nesta segunda (25) pelo Governo de Minas, a repactuação prevê o repasse direto de recursos aos municípios. Tudo isto somado a projetos, ações e iniciativas realizadas pelo Estado, União, Instituições de Justiça e que estão, ainda, entre as obrigações de fazer das empresas responsáveis pela tragédia, Vale S.A., BHP Billinton e Samarco.
"A duplicação da BR-356 é apenas uma das intervenções que vão ocorrer nos próximos anos na região. Serão uma série de ações e melhorias em diversas áreas que vão proporcionar a melhoria da vida das pessoas e cidades atingidas", afirmou o governador Romeu Zema.
Ele explicou que um dos principais pontos do Novo Acordo de Mariana será a escuta da população, seguindo o modelo do que foi feito na reparação da tragédia de Brumadinho.
Com R$ 81 bilhões destinados à região atingida em Minas Gerais, as cidades que sofreram impacto direto terão recursos e ações direcionados, garantindo avanços estruturais, sociais e econômicos para as comunidades impactadas.
"São nove anos desde a tragédia e, depois de três anos e meio de negociação, de audiências públicas e reuniões, temos um acordo que muda o formato de execução. É um novo formato mais ágil, mais desburocratizado. Trinta dias depois da assinatura do acordo, o governador Romeu Zema já vem aqui, em Mariana, anunciar a publicação da consulta pública para as melhorias nestas rodovias tão importantes para a região atingida", destacou o secretário adjunto de Planejamento e Gestão (Seplag), Luís Otávio Milagres.
Um mês após a assinatura do acordo judicial, o Governo do Estado já lançou, por exemplo, a consulta pública que irá viabilizar uma das principais iniciativas: a duplicação do trecho da BR-356 e outras melhorias em mobilidade. Outros recursos ainda poderão ser redirecionados para obras em outros trechos da Bacia do Rio Doce.
Prioridade no Novo Acordo, os atingidos em Mariana terão o Programa de Transferência de Renda de Mariana. O programa assegura auxílio mensal por, no mínimo, 36 meses às pessoas cadastradas no CadÚnico ou em listas específicas até setembro de 2024, ajudando a reconstruir vidas e fortalecer a economia local.