Bairro Paulista visa transformação sustentável em SP

Por

O governador Tarcísio de Freitas lançou, no Palácio dos Bandeirantes, o Bairro Paulista, iniciativa do programa Casa Paulista para acelerar a transformação de cidades em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes. Por meio da modalidade Bairro Paulista - Cidades Sustentáveis, o Governo de SP vai estimular intervenções por meio de tipologias urbanas modulares para implementação de Infraestruturas Verdes, Bioengenharia e Soluções Baseadas na Natureza que privilegiam a melhoria da drenagem, redução da impermeabilização do solo, estimulem a mobilidade e a segurança viária, entre outros benefícios diretos para a população.

"Estamos pensando na resiliência das cidades, para que possam se preparar para momentos de estiagem e para momentos de chuvas intensas. Oferecemos no dia de hoje soluções para as prefeituras e equipes técnicas fazerem projetos e buscarem recursos. A ideia do estado de São Paulo é ser parceiro: já que vamos ser parceiros no financiamento, vamos ser também na solução", afirmou o governador.

O evento contou ainda com a presença dos secretários de estado Marcelo Branco e Fábio Prieto; do secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eli Corrêa Filho; do presidente do CDHU, Reinaldo Iapequino e do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, além de parlamentares e outras autoridades.

A iniciativa foi idealizada com base na Nova Agenda Urbana da ONU e busca auxiliar o Estado de São Paulo a atingir as metas do Plano de Ação Climática 2050 e das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, aderidas desde 2021, pelo Governo do Estado.

O Estado produzirá os projetos e fará a transferência de recursos para obras. O Bairro Paulista, contará, ainda, com a participação popular e das equipes municipais, promovendo a integração social e trazendo aos cidadãos infraestrutura sustentável, com soluções simples e de rápida implementação. As intervenções serão realizadas em oito eixos: manejo de águas pluviais e de sistemas hídricos, pavimentação, mobilidade, áreas verdes multifuncionais, equipamentos, iluminação e sinalização.

Com as intervenções previstas no Bairro Paulista, haverá ganhos mensuráveis para o meio ambiente, como economia de energia de 40% a 60% com instalação de iluminação em LED e a consequente redução de emissão de carbono; redução de 40% da temperatura ambiente a partir da utilização de asfalto ecológico, também com menor emissão de CO2; redução de áreas alagáveis com a utilização de piso intertravado; redução de Demanda Bioquímica de Oxigênio e de níveis de fósforo, nitrogênio e turbidez em lagos, com a despoluição por bioestimulação; entre outros.