Por:

Cláudio Castro participa da IV Reunião do Consed

O governador Cláudio Castro participou da abertura da IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação (Consed). O evento, realizado no Rio Othon Palace, em Copacabana, Zona Sul do Rio, vai até esta sexta (6) e tem por objetivo discutir as pautas estratégicas do setor e compartilhar experiências sobre a gestão educacional no Brasil, visando fortalecer as políticas públicas.

"Com diálogo e troca de experiências, conseguimos fortalecer políticas públicas educacionais. Aqui, mais que debater o presente, vemos a educação como um pilar fundamental para o futuro e como um fator essencial para transformar vidas. É uma grande honra para o Rio de Janeiro sediar esse evento. Vamos juntos construir uma educação pública com cada vez mais qualidade, eficiência e inclusão", disse Cláudio Castro.

O número de professores na rede aumentou após, este ano, continuarem as convocações de 2.500 concursados que aguardavam há mais de 10 anos o chamamento, alcançando a marca de 50.980 professores na ativa para atender os mais de 570 mil alunos. O Rio de Janeiro é o estado que mais possui docentes concursados, com 97,5% dos professores neste regime.

O Governo do Estado contratou, este ano, 1.346 mil professores temporários para reforçar a educação, número que pode chegar a 4.333 mil até o final de 2025, se necessário. Esta foi a maior contratação da história da rede estadual para um biênio. Além disso, cerca de 5 mil professores migraram sua carga horária semanal de 18h para 30 horas.

Foram investidos mais de R$ 10 milhões na Educação Especial, não apenas na contratação de profissionais de apoio, como cuidadores e intérpretes de Libras, mas também em tecnologia e infraestrutura. Também este ano a fila de espera para cuidadores de alunos com necessidades especiais foi zerada na rede estadual, com a contratação de 1.200 profissionais.

Nos últimos cinco anos, 120 mil estudantes migraram da rede privada para a rede estadual, fruto do investimento nas mais de 1.200 escolas que variam entre colégios interculturais, de formação técnica e profissional, unidades cívico-militares, unidades agrícolas, escolas de novas tecnologias e oportunidades (E-tecs), entre outras.

Este ano, foram realizadas mais de 700 obras em escolas da rede, incluindo quadras de esportes, salas de aula e muito mais.