Para celebrar a importância do Turismo Cultural e Religioso, especialmente nesta época do ano, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) listou algumas exposições inéditas que homenageiam a tradição dos presépios, um dos símbolos mais queridos do Natal. As mostras, intituladas "Os Presépios Barristas Lusitanos", "Presépios Brasileiros" e "Bandeiras, Violas e Figueiras: a Natividade no Vale do Paraíba", estão em cartaz no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), e oferecem uma experiência cultural imperdível.
Para cada exposição, uma perspectiva única sobre a concepção e a riqueza cultural envolvida na representação do nascimento de Cristo. Mais do que a cena da Sagrada Família, os presépios expostos encantam ao incorporar elementos característicos de várias culturas e compostos por delicadas miniaturas, caixas ornamentais, lapinhas e figuras que variam em tamanho, com esculturas que chegam a até 50 centímetros de altura.
Entre os tesouros encontrados no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), brilha o impressionante Presépio Napolitano, doado por Ciccillo Matarazzo. Com mais de 1.600 peças trazidas da Itália, incluindo 390 figuras humanas, esta obra-prima combina a cena do nascimento de Cristo com cenas do cotidiano de uma vila napolitana do século XVIII.
Ainda no Museu, os Presépios Barristas Lusitanos destacam o artesanato em barro da tradição portuguesa, ressaltando a ligação histórica entre o Brasil e Portugal. Outra opção é o Presépios Brasileiros, que celebra a rica diversidade cultural brasileira, fruto das influências indígenas, africanas e europeias, em um espaço acessível e integrado ao cotidiano da cidade. Os ingressos custam R$ 3 a meia e R$ 6 a inteira. Aos sábados, a entrada é gratuita. O MAS fica na Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz, São Paulo, capital.
Outra atração imperdível está no Memorial da América Latina, zona oeste da capital, está a exposição "Presépios dos Países da América Latina". Ela apresenta uma seleção encantadora de presépios que refletem as tradições natalinas de vários países da região. A mostra fica aberta de terça a domingo, das 10h às 17h, até 5 de janeiro de 2025, na Avenida Mário de Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo.
O primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou a cena para ajudar os habitantes de Greccio, na Itália, a visualizarem o nascimento de Jesus. No Brasil, o presépio chegou em 1552, com o padre José de Anchieta, que usou para ensinar os indígenas sobre a história do Natal.