Ajuda a municípios paulistas afetados pelas chuvas
A Defesa Civil do Estado segue mobilizada para atender os municípios impactados pelas fortes chuvas que atingiram diferentes regiões nos últimos dias. Entre os dias 23 e 29 de dezembro de 2024, foram realizadas entregas de ajuda humanitária para minimizar os danos às famílias afetadas. No total, 1.389 itens foram distribuídos para sete municípios, entre alimentos, materiais de limpeza, kits de higiene, kits dormitório e lonas.
Já o Fundo Social de São Paulo iniciou, na segunda (30), uma nova operação de ajuda humanitária para dar suporte aos municípios no acolhimento dos moradores de cidades afetadas por alagamentos, inundações e deslizamentos causados pelas fortes chuvas que atingem o estado.
Caminhões carregados com 650 caixas de cestas básicas, 130 kits de higiene e limpeza, 65 caixas de roupas para adultos e crianças, além de calçados, 26 caixas de itens de cama, mesa e banho, 1.300 cobertores e 26 paletes de água potável começaram a ser enviados para 15 municípios impactados pelos temporais.
"Mais uma vez, o Fundo Social de São Paulo está à disposição para ajudar. Estamos em diálogo constante com primeiras-damas e presidentes dos Fundos Sociais municipais para estruturar o apoio estadual", afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas. "O objetivo é organizar uma ação emergencial estratégica diante dos incidentes climáticos e fazer a ajuda chegar rapidamente a quem mais precisa", disse.
Os municípios beneficiados pelo Fundo Social estão entre as 30 cidades identificadas pela Defesa Civil do Estado de São Paulo na campanha "SP Sempre Alerta - Operação Chuvas". A iniciativa monitora áreas de risco em todo o estado e coordena ações preventivas e emergenciais com o suporte de diversos órgãos estaduais. Em reunião com a presidente do Fussp, representantes de 17 cidades detalharam as principais necessidades de suas localidades, e 15 delas formalizaram pedidos de apoio ao Fundo Social para o recebimento estratégico de donativos.
A iniciativa do governo paulista faz parte da campanha "SP Sempre Alerta", coordenada pela Defesa Civil, que desde dezembro monitora as condições climáticas e áreas de risco no estado para prevenir desastres naturais e garantir respostas rápidas dos órgãos estaduais durante a temporada de chuvas intensas, minimizando riscos e reduzindo o impacto para a população.
A Defesa Civil do Estado monitora as condições climáticas em todo o território paulista. Com o forte calor e umidade relativa do ar elevada, as condições para chuvas fortes e repentinas estão mais propensas. Em caso de previsão para tempestades, a população deve ficar abrigada em locais seguros e abandonar áreas de risco.