Por:

Cinco milhões de pessoas celebraram Réveillon no Rio

Mais de 5 milhões de pessoas celebraram o Réveillon nos 13 palcos espalhados pela cidade do Rio. Somente em Copacabana, o público foi superior a 2,6 milhões para receber 2025, na maior virada do mundo. Ao todo, 8.358 agentes municipais de 11 órgãos atuaram garantindo a fluidez da festa a cariocas e visitantes, com serviços de ordenamento urbano, segurança, trânsito, transportes, saúde, assistência social e limpeza.

Em toda a cidade, além dos três palcos em Copacabana, foram montados mais dez palcos, com destaque para a estreia da festa nos recém-inaugurados Parque Oeste (Inhoaíba) e Parque Realengo Susana Naspolini. O show pirotécnico aconteceu em três pontos: Copacabana, com dez balsas e 12 minutos de fogos, Flamengo e Penha, com a queima de fogos na Igreja da Penha. Antes da virada, um show de luzes inédito iluminou Copacabana com um balé de lasers que abriu a contagem regressiva para 2025 e o show de fogos.

A Prefeitura montou uma base de atendimento para atender à população. Por toda a orla de Copacabana, foram disponibilizados 800 banheiros químicos. Todos os palcos contaram com área destinada a pessoas com deficiência. A virada contou ainda com outra ação inédita: além dos drones para monitoramento, o Centro de Operações Rio (COR) instalou uma base avançada no bairro para observar imagens e acionar de imediato equipes operacionais, em caso de emergências.

A Comlurb removeu 980 toneladas de resíduos no Réveillon 2025, sendo 508 toneladas só em Copacabana. As praias da Barra da Tijuca e do Receio dos Bandeirantes somaram juntas 180 toneladas. A Praia de Sepetiba contabilizou 17, 5 toneladas.

A Companhia contou com 5.000 garis em sua megaoperação especial de limpeza, distribuídos em todos os pontos de festejo, que trabalharam com apoio de 400 veículos e equipamentos. Foram disponibilizados mais de 8.000 contêineres e caixas metálicas em toda a orla da cidade, que facilitaram o descarte por parte dos cariocas e turistas, tornando a limpeza ainda mais ágil e eficiente. No Réveillon 2024, a Comlurb removeu 969 toneladas de resíduos em todos os pontos da festa, sendo que apenas em Copacabana foram recolhidas 484 toneladas de resíduos.