Por:

Operação prende gerente do tráfico em Manguinhos

Por Yuri Eiras (Folhapress)

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), em conjunto com a 21ª DP (Bonsucesso) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), realizaram uma operação contra criminosos envolvidos em roubos de cargas e para verificar informações estratégicas de inteligência, nesta quarta-feira (8). As diligências ocorreram nas comunidades do Complexo de Manguinhos, área explorada pela maior facção criminosa do estado.

Na chegada ao complexo, os agentes foram atacados pelos criminosos e houve confronto, segundo a polícia. Um dos gerentes do tráfico de drogas no Mandela foi neutralizado e um criminoso foi ferido, sendo socorrido para um hospital da região. Outros dois foram alvejados próximo ao rio que corta a localidade e submergiram. Mergulhadores auxiliam a Polícia Civil no resgate. Além destes, um homem foi capturado, em cumprimento a um mandado de prisão. A operação deixou ao menos quatro pessoas mortas.

Durante ação, a direção da Fiocruz afirmou que uma funcionária foi ferida por estilhaços de um tiro. O campus fica em Manguinhos.

A Fiocruz também afirmou que policiais civis entraram descaracterizados e sem autorização no campus. Um supervisor de uma empresa terceirizada, que presta serviços de segurança, foi levado por policiais, segundo a Fiocruz, "de forma arbitrária para a delegacia, algemado".

Um disparo atingiu o vidro da sala de automação do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a fábrica de vacinas da Fiocruz. A funcionária ferida por estilhaços estava no local.

A Polícia Civil faz nesta quarta uma ação de combate ao roubo de cargas. A série de ações é batizada de "Operação Torniquete".

Procurada pela reportagem para comentar a circunstâncias das mortes e as afirmações da Fiocruz, a Polícia Civil não respondeu até a publicação.

Há veículos blindados, os chamados caveirões, dentro de Manguinhos, com moradores ao redor. Eles organizam um protesto. A rua Leopoldo Bulhões, uma das principais vias da região, foi interditada temporariamente pela polícia, nos dois sentidos.