Piscinão em Franco da Rocha combate enchentes em SP
O Governo de São Paulo entregou na terça (14) mais um piscinão em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. O EU-09 é um equipamento importante para o combate às enchentes na cidade, que há anos sofre com os alagamentos nos períodos com maior volume de chuvas. A prevenção a eventos climáticos extremos é uma das diretrizes do SP Sempre Alerta, programa que busca diminuir os efeitos das mudanças climáticas na vida da população em todo o estado.
Localizado na Avenida Israel, o reservatório tem capacidade para armazenar 92 mil m³ de água - o equivalente a 36 piscinas olímpicas. Esta obra faz parte de um pacote de investimentos do Governo de São Paulo para minimizar o risco de enchentes na região norte da Grande São Paulo. A relação reúne investimentos de mais de R$ 263 milhões e inclui a entrega de três piscinões, a realização do desassoreamento e a canalização do rio Juquery, que deve beneficiar mais de 200 mil pessoas em toda a região.
"Estamos falando de um projeto de estado, de combate às cheias. O centro comercial de Franco da Rocha e a Linha 7 (da CPTM) caminham no vale do Ribeirão Eusébio e era fundamental que a gente tivesse estruturas de contenção às cheias. Hoje, a gente está celebrando a entrega de um reservatório importante", afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A entrega também teve a presença dos secretários estaduais Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), Coronel Henguel Ricardo Pereira (Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil) e Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais); com a diretora-presidente da agência SP Águas, Camila Viana; com o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, e com a prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, além de parlamentares federais, estaduais e municipais.
Cerca de 156 mil moradores de Franco da Rocha serão beneficiados pelo piscinão entregue, que teve investimento de R$ 54,4 milhões. O reservatório é chamado de EU-09 por reter as águas do Ribeirão Eusébio e beneficia especialmente a região central de Franco da Rocha. O centro comercial e o transporte público também serão beneficiados, melhorando a fluidez e o deslocamento em dias de chuva.
A obra, realizada pela SP Águas, agência responsável pelos recursos hídricos do estado de São Paulo, tem como objetivo diminuir os impactos causados pelas chuvas, principalmente no verão. O município já conta com um piscinão, o Ribeirão Água Vermelha, com capacidade de armazenamento de cerca de 200 mil m³, equivalente a 80 piscinas olímpicas.