A partir de 2/3, a contribuição ao Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo passará a ser feita no momento da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
A medida, válida para bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e aves de produção, foi anunciada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do estado.
A mudança fortalece a arrecadação do fundo, garantindo recursos para manter o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação e indenizar produtores rurais afetados por doenças exóticas ou emergenciais.
O fundo poderá ser utilizado em casos de febre aftosa, influenza aviária, Doença de Newcastle e peste suína clássica ou africana. A contribuição não é obrigatória, mas quem optar por fazê-la pagará um valor reduzido na guia. Se aceitar, será gerado um Documento Único de Arrecadação e um boleto do fundo, necessários para o guia.