SP e União lançam edital do Túnel Imerso Santos-Guarujá

Cerimônia contou com o presidente Lula e o governador Tarcísio

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O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e o presidente Lula lançaram, na quinta-feira (27), em Santos, o edital de concessão do Túnel Imerso Santos-Guarujá, com investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre Estado, União e iniciativa privada. A obra, marco de infraestrutura no Brasil, representa um avanco significativo para a mobilidade urbana e logistica na Baixada Santista.

A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), e integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de Sao Paulo (PPI-SP). O leilão deve ocorrer em 1º de agosto, na B3, a bolsa de valores brasileira.

"Tem muita coisa boa acontecendo na Baixada Santista. Estamos felizes com os investimentos que têm vindo para a região. Há pouco tempo, estivemos aqui para anunciar R$ 7,5 bilhões em saneamento da Sabesp, falamos sobre a nova adutora que vai dar estabilidade ao sistema, do projeto da nova descida da Imigrantes, das diversas intervenções para tirar as pessoas das palafitas, da Fatec e entregamos ainda a reforma do terminal Praça da República. Mas faltava a cereja do bolo, o túnel Santos-Guarujá, que vai atender a todos", afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Em cerimônia no Parque Valongo, no Porto de Santos, Lula destacou que a parceria é "histórica" e que é compromisso dos governantes atender bem a população, independentemente da visão política de cada um. Para ele, o governo federal não deve utilizar sua capacidade de investimento como instrumento político. "Eu quero trazer o Brasil à normalidade. A normalidade é a relação civilizada entre os entes federados, entre prefeito, governadores, presidente da República, deputados federais. Essa é uma relação civilizada. Outra vez, ninguém precisa concordar com ninguém", disse.

Tambem participaram do ato o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o secretario de Parcerias em Investimentos do Estado de Sao Paulo, Rafael Benini; o secretario de Transportes Metropolitanos do Estado de Sao Paulo, Marco Antonio Assalve; o diretor-geral da Agencia de Transportes do Estado de Sao Paulo (Artesp), Andre Isper; e o presidente da Autoridade Portuaria de Santos (APS), Anderson Pomini, além de ministros, secretários e prefeitos da região.

O projeto

O Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso do Brasil, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos. A obra contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.

Atualmente, para ir de uma cidade a outra pode-se utilizar o sistema de balsas, que faz o transporte de aproximadamente 23 mil veículos por dia, ou enfrentar o trajeto pela rodovia Cônego Domenico Rangoni.

Diariamente, 78 mil pessoas passam pela ligação entre Santos e Guarujá e cerca de 2 milhões de pessoas pelas nove cidades da Baixada Santista — considerando a travessia pela balsa e a ligação rodoviária. A espera nas filas para cruzar o canal vai de 20 minutos a duas horas e, com o túnel, a expectativa é que as travessias demorem menos de dois minutos.

Em razão da crescente altura dos navios que percorrem e atracam no Porto de Santos, o túnel foi a escolha mais viável para ligar as duas cidades. De acordo com a presidência da República, a opção de engenharia será por um método pré-moldado, com blocos de concreto afundados.

Ele ficará imerso no fundo do canal entre os dois municípios a uma profundidade de 21 metros. Atualmente, o calado (parte submersa) dos navios que passam pelo porto tem 15 metros.