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Enel na lista de empresas com maiores reclamações

O Procon-SP divulgou a lista das empresas com mais reclamações registradas em sua plataforma ao longo de 2024, destacando 250 mil reclamações em que foi preciso o auxílio de um especialista para ajudar o consumidor, incluindo sessões de conciliação entre consumidores e fornecedores.

De todas as reclamações, 255.536 (238.995 feitas diretamente na Fundação Procon-SP e 16.541 nos 71 Procons Municipais participantes) não foram resolvidas em um primeiro contato e se transformaram em um processo administrativo (reclamações fundamentadas), que formam a base da lista divulgada anualmente, e que geram os índices de insatisfação.

Os índices de resolução nesta "segunda fase" do processo, em termos gerais, seguem abaixo das expectativas. Em 2024, apenas 29,1% das queixas feitas diretamente no Procon-SP foram resolvidas, ante 31,7% de soluções dos processos no ano anterior (220.167) - queda de 2,6 pontos percentuais.

Já o percentual de resolução na segunda fase nos Procons municipais foi de 54,1% (16.541 reclamações em 71 Procons municipais) em 2024 e 39,5% (12.947 reclamações em 35 Procons municipais participantes) em 2023.

As empresas com mais reclamações em 2024

As três empresas com mais reclamações não resolvidas na primeira fase e se transformaram em um processo administrativo, requerendo o auxílio de um especialista do Procon-SP, em 2024, foram: Yeesco (loja online que comercializa roupas e acessórios), com 10.647 queixas; Enel Eletropaulo (concessionária de distribuição de energia elétrica na Capital e região Metropolitana de São Paulo) com 8.508 reclamações; e pela plataforma de turismo Hurb Technologies, com 7.554 registros.

Quanto ao índice de solução, a Yeesco resolveu apenas 29,6% das queixas; a Enel Eletropaulo apresentou resposta favorável para apenas 16,4%; e a Hurb Technologies resolveu apenas 0,3%; lembrando que estas três empresas foram, em algum momento, multadas pelo Procon-SP em razão do desrespeito à legislação - Yeesco no início deste ano, Enel em 2024 (duas vezes) e a Hurb, em 2023. A divulgação das empresas com mais reclamações fundamentadas no ano anterior é determinação do Código de Defesa do Consumidor.