Por:

ES anuncia novos investimentos no setór hídrico

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, em evento alusivo ao Dia Mundial da Água, novos investimentos do Governo do Estado destinados à implementação do Programa Águas Capixabas. Com um orçamento de R$ 12 milhões, a iniciativa busca promover a conservação de água e solo, além de fortalecer o saneamento rural no Espírito Santo.

Entre as principais medidas previstas estão a implantação de estruturas para captação e armazenamento de água, como barraginhas e cisternas, além da adoção de biodigestores para melhorar as condições de saneamento ambiental. A meta do programa é elaborar projetos e implantar cerca de 26.887 estruturas em todo o Espírito Santo, beneficiando aproximadamente 4.300 propriedades rurais.

Os investimentos serão aplicados em seis macro áreas: Litoral Centro-Sul, Litoral Central, Litoral Centro-Norte, Doce, São Mateus e Itaúnas, e Itapemirim e Itabapoana. A adesão ao programa será voluntária, mediante um Termo de Adesão e Compromisso firmado entre os beneficiários e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

"Nosso Estado quer se desenvolver cada vez mais, mas sempre com respeito aos recursos naturais. Estamos em um momento mundial complexo, em que muita gente não quer mais debater esse tema. Aqui nós fortalecemos nossas ações na área ambiental. Montamos o Programa Estadual de Mudanças Climáticas que envolve toda sociedade. Temos o maior número de propriedades georreferenciadas com Cadastro Ambiental Rural no País, permitindo um melhor acompanhamento dessas áreas. Além disso, fornecemos equipamentos e orientação para atuação por parte dos municípios", comentou o governador.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, o programa representa uma estratégia consolidada para revitalizar corpos d'água e bacias hidrográficas, unificando os esforços do poder público estadual. Além disso, a ação insere a conservação hídrica como um elemento essencial para o desenvolvimento das paisagens agrárias capixabas. "O Águas Capixabas proporcionará maior resiliência às famílias rurais, reduzindo sua vulnerabilidade social e ambiental, com melhorias no saneamento e proteção contra a escassez hídrica", destacou.

O programa prevê a execução das ações ao longo de quatro anos, promovendo a recuperação e preservação de nascentes, além do controle de processos erosivos e conservação do solo e da água.