Carnaval consolida sucesso do turismo em Minas Gerais

Números revelam como estado pode crescer na época do verão

Por

Minas Gerais se consolidou como um dos destinos turísticos mais bem avaliados do Brasil durante o Carnaval de 2025, conforme aponta o Panorama Mensal do Turismo referente ao mês de março. Com elevada aprovação dos foliões, movimentação econômica robusta e fluxo intenso de turistas por rodovias e aeroportos, o estado reafirma sua vocação para o turismo de experiência, ancorado na cultura, gastronomia e hospitalidade.

O Carnaval da Liberdade foi avaliado como ótimo ou bom por 88% dos foliões nas 17 cidades pesquisadas, chegando a 97% em Belo Horizonte. Os turistas permaneceram em média quatro dias nas cidades mineiras e, durante a viagem, 83% visitaram ou planejavam visitar outros destinos em Minas, o que confirma a força do turismo de fluxo interno. Em uma escala de 0 a 10, a nota média para recomendar o Carnaval mineiro foi 9.

Impactos e avaliações

O impacto na economia local foi expressivo. O gasto médio com hospedagem chegou a R$ 1.454, seguido por R$ 621 em refeições e bebidas, além de compras, transporte, ingressos e fantasias. A segurança e a hospitalidade também se destacaram: 85% da comunidade LGBTQIAPN avaliou o acolhimento como ótimo ou bom, e 95% dos turistas afirmaram não ter sofrido qualquer tipo de discriminação.

Outro destaque foi a programação cultural da Via das Artes, em Belo Horizonte, que alcançou 97% de aprovação.

"Os dados mostram que o Carnaval da Liberdade é hoje um dos maiores e mais bem avaliados do país, impulsionando o turismo, a economia e a cultura em todo o estado", afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Com crescimento de 16,41% nos desembarques aéreos em relação a janeiro de 2024 e alta de 5,07% no número de passageiros internacionais, Minas também ganhou espaço no turismo global. A visitação ao Inhotim cresceu 62% em janeiro, e os parques estaduais receberam mais de 53 mil visitantes no mesmo período.