Belo Horizonte, em Minas Grais, registrou em fevereiro deste ano um saldo positivo de 10.079 novos postos de trabalho, de acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho. Os números são melhores do que a capital registrou em fevereiro do ano passado, quando o saldo foi de 5.926 novos empregos, o que representa um aumento de 70,08%. O crescimento em Belo Horizonte foi superior aos números registrados em Minas Gerais e no Brasil, que apresentaram variações de 45,26% e 40,46%, respectivamente.
De acordo com o levantamento, o destaque de fevereiro na capital fica para o setor de serviços, com saldo de 5.268 postos de trabalho. A construção civil conquistou o segundo lugar na lista de maiores geradores de empregos em Belo Horizonte, com 2.255 novas contratações.
A indústria vem em seguida, com um saldo de 1.350 novos empregos. O setor de comércio também contribuiu de forma significativa, com a criação de 1.209 novas contratações.
- Esses números mostram que a economia de Belo Horizonte está forte e em ritmo de crescimento constante", disse Adriano Faria, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais.
Ainda segundo o secretário, a "procura constante de empresários e comerciantes por mão de obra está aquecendo as contratações, o que significa mais oportunidades de retornar ou ingressar pela primeira vez no mercado de trabalho, contribuindo para economia da cidade".
Feirão de Emprego
Como política de incentivo à geração de empregos a Prefeitura de Belo Horizonte realizou, na sexta-feira (28), o Feirão de Emprego, Oportunidades e Inclusão, com mais de 3.500 vagas e a participação de 28 empresas das áreas de comércio, serviços, construção civil, oficina mecânica, restaurantes, supermercados, lanchonetes, laboratórios, dentre outros.
Assim como na edição do ano passado, houve contratações imediatas, indicações para exames admissionais e encaminhamentos para entrevistas. Em 2024, o Feirão ofertou 2.419 vagas em diversas áreas, em parceria com 23 empresas.
Números
? Caged fevereiro
? Serviços: 5.268
? Construção: 2.255
? Indústria: 1.350
? Comércio: 1.209
? Total de empregos formais em Belo Horizonte: 1.041.668