Por:

Estado do RJ ajuda cidades afetadas pelas chuvas

O Governo do Estado está oferecendo apoio integral aos municípios mais atingidos pelas chuvas nas regiões da Costa Verde, Serrana e Baixada Fluminense. A secretaria de Defesa Civil encaminhou materiais de ajuda humanitária para diferentes cidades. Ao todo, 800 itens foram disponibilizados para Angra dos Reis, com colchões, garrafas de água, fronhas, travesseiros, cobertas e lençóis. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está enviando ao longo do dia 2.000 cestas básicas, colchões, kits de limpeza e de higiene pessoal. Além de 500 fardos de água.

Registrou-se ocorrência de chuvas moderadas a fortes nas regiões da Baixada Litorânea, Capital, Angra dos Reis, Metropolitana, Noroeste e Baixada Fluminense. A temperatura mínima registrada foi de 13,7°C em Petrópolis. A passagem da frente fria deixou o tempo instável no estado.

"Nos 470 pontos de monitoramento que temos, não chove apenas em 100. Ou seja, o estado de atenção e os cuidados são fundamentais para preservar vidas. Mais uma vez vamos enfrentar esse período desafiador com responsabilidade e solidariedade", ressaltou Cláudio Castro.

O Governo do Estado trabalha para minimizar os impactos das chuvas, com equipes de plantão, monitoramento constante e ações emergenciais. A Defesa Civil do Estado está em contato permanente com os municípios e prestando assistência, por meio de consultoria técnica, aos prefeitos e gestores municipais de Defesa Civil. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) segue acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos de todo o estado.

"O objetivo é chegar sempre mais rápido no local que necessita da presença do Corpo de Bombeiros. Não podemos demorar nesse atendimento, já que estamos tratando de vidas humanas. Estamos atentos a todas as regiões atingidas pelas fortes chuvas previstas para as próximas horas", explicou Cláudio Castro.

As máquinas do programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), estão atuando em Duque de Caxias para auxiliar na limpeza de rios e canais e ruas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. A ação faz parte do apoio do Governo do Estado às prefeituras na recuperação dos danos provocados pelos temporais. São 8 caminhões, 3 retroescavadeiras e 1 escavadeira. Até o momento, foram retirados 150 metros cúbicos de sedimentos nesta operação.