Por:

MG: Aena deve investir mais de R$600 mi em aeroportos

O governador Romeu Zema, de Minas Gerais, se reuniu com membros da diretoria da Aena Brasil, maior gestora de aeroportos do mundo em número de passageiros, nesta segunda-feira (7). Ele esteve acompanhado pela secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Mila Corrêa da Costa, e pelo diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Em 2022, a Aena venceu o processo de concessão e, há pouco mais de dois anos, assumiu a gestão dos aeroportos de Montes Claros (Mário Ribeiro), Uberaba (Mário de Almeida Franco) e Uberlândia (Tenente Coronel Aviador César Bombonato), com o compromisso de realizar investimentos em infraestrutura, modernização e ampliação da capacidade operacional.

Até o ano que vem, a empresa prevê investir mais de R$ 600 milhões nesses três aeroportos, com foco na reestruturação dos terminais de passageiros, ampliação de pistas e pátios de aeronaves, além da implantação de melhorias em segurança operacional, conforto e eficiência dos serviços.

"Essas obras serão concluídas ainda em 2026. Teremos três aeroportos com novos equipamentos, mais conforto e segurança. Fica o meu reconhecimento ao trabalho da empresa. No que depender do Governo do Estado, estaremos agilizando ao máximo para que as obras não sofram nenhum tipo de atraso", reforçou o governador Romeu Zema.

A empresa também é gestora do Aeroporto de Congonhas, onde ocorreu o encontro desta segunda-feira. O governador pôde verificar as melhorias que estão sendo realizadas neste que é um dos principais aeroportos do país, incluindo modernização da área de trânsito dos passageiros e do terminal, o que comprova a expertise da Aena para atuar em Minas Gerais.

Participaram da reunião o diretor-presidente da Aena, Fernando Santiago Ys, o diretor-executivo Kleber Meira e o diretor de obras Marcel Moreno. Eles apresentaram o plano de investimento nos aeroportos mineiros. As principais obras devem ter início nas próximas semanas. No caso de Uberlândia, por exemplo, será criado um novo acesso ao terminal. Em Uberaba, a área de passageiros mais que dobrará de tamanho, enquanto o de Montes Claros deverá triplicar e contará com um novo pátio.