No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta terça-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoveu a Semana de Conscientização e Prevenção da doença, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), na capital.
A iniciativa, instituída pela Lei Estadual nº 17.955, de 1º de julho de 2024, tem como objetivo ampliar o acesso à informação e mobilizar a população sobre prevenção, fatores de risco, diagnóstico precoce, tratamento e outros temas essenciais relacionados ao câncer.
"É um grande orgulho ver o Icesp operando hoje em sua plena capacidade, algo que não tínhamos presenciado desde sua criação. Mais do que isso, é importante lembrar que, naquela ocasião, o governo estadual investiu mais de R$ 480 milhões para ampliar a oferta de serviços oncológicos em São Paulo", afirmou o secretário de saúde Eleuses Paiva.
Ele ainda destacou que o estado aumentou em mais de 50% a capacidade de atendimento oncológico e atualmente, já acumula um crescimento de cerca de 60% em relação a 2022.
A secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, ressaltou a relevância do trabalho de prevenção, especialmente, por meio das Carretas de Mamografia que percorrem o estado oferecendo exames gratuitos. "Nossa missão é levar não só prevenção, mas também informação sobre o trabalho que todas as secretarias vêm realizando para garantir atendimento de qualidade à população", disse.
O evento contou com palestras sobre prevenção do câncer de colorretal e infecções pelo HPV. Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, a deputada estadual Solange Freitas, o presidente do conselho diretor do Icesp, William Nahas, o superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP, Antonio José Rodrigues Pereira, além de outras autoridades e profissionais de saúde. Durante a cerimônia, a Santa Casa de Araraquara e a Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) participaram remotamente das atividades, integrando-se à mobilização estadual.
O que é um câncer?
Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos ou órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.