Dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (9) apontam que o setor de serviços do Paraná cresceu 11,2% em 2023. Esta foi a segunda maior alta proporcional entre os estados brasileiros no último ano, atrás apenas do Mato Grosso, que registrou uma variação positiva de 16,4%, além de ter ficado quase 10 pontos percentuais acima da média nacional, cujo índice variou 2,3% para cima no mesmo período. Todos os segmentos analisados pelo IBGE tiveram alta no Paraná. O maior crescimento proporcional nos 12 meses de 2023 foi dos serviços profissionais, administrativos, que ficaram 16,1% acima dos índices de 2022. Depois, estão os transportes e correio, com alta de 12,6% e outros serviços (7,3%), serviços prestados às famílias (4,8%) e serviços de informação e comunicação (4,8%).
O desempenho estadual também foi positivo quando a comparação é feita apenas entre os resultados de dezembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, com um crescimento de 8,8%. Neste quesito, novamente, houve alta em todos os recortes analisados: serviços profissionais, administrativos (10,7%), transportes e correio (9,1%), serviços de informação e comunicação (7,3%), outros serviços (6,6%) e serviços prestados às famílias (0,1%).
Outro indicador positivo do Paraná em 2023 foi o crescimento de 10% das atividades turísticas no acumulado do ano, marcando o terceiro ano seguido de altas após o período mais crítico da pandemia, que prejudicou fortemente o setor. O indicador, que é análise de forma separada aos demais serviços pelo IBGE, também superou a média nacional, que foi de 6,9% no mesmo período.