Por:

São Francisco assume o 7º lugar entre todos os portos

São Francisco assume o 7º lugar entre os maiores portos públicos do Brasil | Foto: Eduardo Valente/GOVSC

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) confirmou esta semana que o Porto de São Francisco do Sul alcançou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil. Os dados oficiais, divulgados pelo Ministério da Infraestrutura, mostram que o terminal do Norte catarinense subiu duas posições com relação ao ano anterior, quando se encontrava em 9º lugar.

"A partir de uma determinação do governador Jorginho Mello, procuramos alinhar os interesses de todos os agentes envolvidos na operação portuária, com diálogo e planejamento, procurando adotar medidas rápidas para corrigir algumas demandas que limitavam a movimentação de cargas e que há anos aguardavam solução", ressalta o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

O avanço foi consequência da movimentação histórica de 2023, quando São Francisco embarcou e desembarcou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%) e entre todos os 32 terminais públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.

Em novembro, a Antaq já tinha divulgado que São Francisco do Sul tinha assumido a liderança na movimentação de cargas entre os portos de Santa Catarina, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá, tornando-se o maior do Estado.

No ano passado, São Francisco também liderou no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: incremento de 33%. Na sequência, seguem Portonave ( 23%) e Itapoá ( 20%). A soma da movimentação de carga dos seis portos catarinenses em 2023 alcançou 61,7 milhões de toneladas, aumento de 11,4% com relação a 2022.

O número mostra que Santa Catarina foi o que mais cresceu entre os estados da Região Sul do país, superando o Paraná ( 11%) e Rio Grande do Sul ( 10%).

Os dados da Antaq também mostram que o crescimento catarinense foi 66% maior que a evolução portuária nacional (6,8%). "Em 2023, o nosso Porto foi o que teve o maior crescimento de movimentação entre todos os portos públicos dos três estados do Sul e o segundo maior crescimento entre todos os portos públicos do Brasil", explica o presidente do Porto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.