SC recebe verba de R$ 95 milhões
A bancada federal de Santa Catarina garantiu o repasse de uma emenda de mais de R$ 95 milhões para combater chuvas e enchentes no estado. A solicitação foi feita pelo governador Jorginho Mello e os recursos serão destinados ao melhoramento fluvial e à construção de diques em cidades da região do Alto Vale e do Médio Vale do Itajaí. Os fundos são provenientes do Orçamento da União e liberados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Segundo o governador Jorginho Mello, o repasse é resultado da cooperação com os parlamentares catarinenses, que responderam não só ao pedido do governo estadual, mas também da população que os elegeu. "É fruto do entendimento com os parlamentares catarinenses que atenderam ao pedido não só do governador, mas principalmente da população que nos elegeu. Nosso governo vem buscando maneiras e recursos para enfrentar esse problema histórico das enchentes e aliviar um pouco a situação do povo".
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza acrescentou que o recurso irá fortalecer ainda mais ações de prevenção e proteção. "Vem complementar o trabalho que a Defesa Civil está realizando junto à população catarinense. A nossa missão é entender as necessidades dos municípios e ser um braço estendido no quesito proteção, queremos melhorar a mitigação, evitar enchentes e criar um futuro melhor especialmente para os municípios do Vale do Itajaí que tanto sofrem com eventos adversos", destacou.
Desde 11 de maio, foi iniciado o processo de dragagem do Rio Itajaí-Açu, visando mitigar e prevenir as cheias no Alto Vale do Itajaí. Essa ação é parte das medidas para evitar a repetição de enchentes, como as ocorridas em 2023, que causaram grandes prejuízos na região.
O deputado federal Valdir Cobalchini, em nome da Bancada Federal, destacou a união do Fórum Parlamentar Catarinense e agradeceu ao Ministro Waldez Góes pela liberação dos recursos. Cobalchini ressaltou que, apesar de não ser uma emenda impositiva, o ministério teve a sensibilidade de autorizar o cumprimento, permitindo a execução de obras importantes no Vale do Itajaí. Ele reafirmou o compromisso da bancada em buscar recursos para o estado, visando resultados positivos para os catarinenses.
O valor repassado será utilizado para obras de infraestrutura que incluem a construção de diques e outras melhorias fluviais, fundamentais para aumentar a resiliência das cidades frente aos eventos climáticos adversos. A expectativa é que essas intervenções contribuam para um futuro mais seguro e protegido para as populações afetadas pelas enchentes em Santa Catarina.