Por:

Programa em SC planta 86.930 mudas

Desde abril do ano passado, o programa "Asfalto Novo, Vida Nova" plantou pelo menos 86.930 mudas de árvores em 50 municípios paranaenses. A iniciativa, que leva pavimentação urbana para pequenas cidades do Estado, inclui o plantio de árvores para compensar a emissão de carbono das obras.

As mudas são cultivadas nos viveiros do Instituto Água e Terra (IAT), que também abastecem o programa Paraná Mais Verde. As prefeituras recebem as mudas e são responsáveis pelo plantio. A Secretaria de Estado das Cidades supervisiona o processo, desde a escolha dos locais até a elaboração de relatórios sobre a mortalidade das mudas.

O gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik afirmou que os viveiros estão distribuídos por várias regiões do Paraná, permitindo o fornecimento de mudas adequadas ao solo e clima locais. Entre as espécies mais procuradas estão frutíferas nativas como Araçá, Cerejeira-do-Mato, Jabuticabeira, Pitangueira e Guabirobeira; além de outras nativas como Ipê-Amarelo, Louro-Pardo, Canafístula e Guajuvira. Espécies ameaçadas de extinção, como Araucária, Peroba-rosa, Cedro-Rosa, Imbuia e Ipê-roxo, também são plantadas.

De acordo com a engenheira ambiental Paula Daolio Silveira, do Paranacidade, vinculado à Secretaria das Cidades, ainda serão plantadas outras 167.121 mudas referentes à primeira etapa do programa.

"O calendário do plantio é um pouco diferente daquele das obras de pavimentação. Até porque damos prazo para as prefeituras encontrarem uma área adequada e escolherem o que irão plantar. Além disso, o plantio deve ser realizado em épocas com clima propício para cada região, para reduzir a mortalidade das mudas plantadas", explica.

No município de Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba, foram plantadas 2.700 mudas de espécies como Angico Branco, Paineira, Cerejeira e Pitanga. O secretário de Meio Ambiente, Valdivino Ventura da Costa, afirmou que estão realizando roçadas para manter as mudas limpas e minimizar perdas. Ele destacou a importância ambiental do programa além da pavimentação.

Lançado em 2023, o programa inicialmente contemplou todos os municípios de até 7 mil habitantes, com recursos para pavimentar áreas urbanas e trocar a iluminação por lâmpadas eficientes. A segunda etapa, lançada em novembro, envolve um investimento de R$132 milhões para atender 38 municípios com 7 mil a 12 mil habitantes, alcançando 100% de pavimentação urbana e substituição de luminárias por sistemas LED. Parte dos recursos provém da transformação da Copel em corporação.