Por:

Empresas gaúchas podem solicitar crédito ao BNDES

Empresas, cooperativas, produtores rurais, transportadores autônomos de carga e microempreendedores individuais (MEIs) de 95 municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul podem enviar propostas de crédito a partir desta terça-feira (11) para acessar recursos de R$ 15 bilhões disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na modalidade emergencial.

As pessoas jurídicas interessadas devem procurar uma das agências bancárias da rede composta por cerca de 40 instituições financeiras que operam com recursos do BNDES no Rio Grande do Sul. Já estão habilitados para operar o programa BNDES Emergencial no estado o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Badesul Desenvolvimento, Bradesco, Banco Safra e as cooperativas de crédito Sicredi e Cresol. Nessas operações indiretas, outra instituição financeira opera os recursos do BNDES.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, aconselhou os interessados a procurarem gerentes das instituições financeiras com as quais já mantêm relacionamento. Segundo ele, é essencial que os recursos cheguem rapidamente aos destinatários, apesar dos desafios. Mercadante destacou a importância de agilizar o processo, dada a escala e a complexidade da situação, e ressaltou o compromisso das instituições em superar essas dificuldades.

A lista de toda a rede credenciada está disponível na página eletrônica do BNDES. Os recursos estarão disponíveis para clientes que já tiverem seu crédito aprovado pelos bancos a partir da próxima sexta-feira (21). Nas operações indiretas, os juros variarão entre 7% e 12% ao ano, e as instituições que concederem os empréstimos assumirão o risco de inadimplência.

As linhas de crédito, operacionalizadas em parceria com o BNDES, são destinadas a quem sofreu perdas, danos e consequências econômicas e sociais devido aos eventos climáticos extremos que afetaram os municípios desde o fim de abril e durante o mês de maio. Para solicitar o crédito, o empreendimento deve estar em um município do Rio Grande do Sul que teve o estado de calamidade pública decretado pelo governo federal, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União a partir de 26 de abril, data de início das chuvas intensas. A solicitação pode ser feita até 31 de dezembro deste ano.