Competições movimentam turismo de Pato Branco

Jogos de Aventura e Natureza seguem até 29 de setembro.

Por

As competições esportivas promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES) estão gerando um impacto significativo no setor hoteleiro de Pato Branco neste fim de semana. O município é sede de três eventos esportivos: o Paraná Combate e a etapa da bocha dos Jogos Abertos do Paraná (Japs), que encerraram no domingo, e os Jogos de Aventura e Natureza (JANs), que seguem até 29 de setembro.

Com a realização desses eventos, os hotéis da cidade estão com alta ocupação, recebendo equipes, organizadores, árbitros e dirigentes.

"É com grande satisfação que vemos Pato Branco acolher três jogos oficiais do Estado. São muito mais do que eventos esportivos, mas demonstrações da importância de integrar o esporte com outros setores da economia local. Movimentar o turismo, o comércio e a rede de serviços é fundamental para fortalecer a cadeia econômica e a cadeia esportiva como um todo", diz o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

Clainor Francisco, gerente do Hotel Pato Branco, destaca que a movimentação gerada pelas competições está alavancando o setor. "Estamos com mais de 70% da ocupação do hotel proveniente dos jogos. Isso é motivo de comemoração, pois estamos quase lotados em um final de semana, o que não é comum, considerando que Pato Branco não é uma cidade turística", afirma Clainor.

Ele observa que, nos últimos três anos, a realização das competições no município tem contribuído de forma significativa. "Além de incentivar a prática esportiva, esses eventos têm trazido resultados muito positivos para a nossa economia", completou.

O gerente do Hotel Loriza, Paulo Dobrowolki, também ressalta o aumento no número de hóspedes. "Estamos com mais de 80% de ocupação graças aos jogos do Governo do Estado. Sem esses eventos, os hotéis estariam quase vazios, como costuma acontecer nos finais de semana", conta.

Recepcionista do Hotel Village, Laurindo Taludo conta que a movimentação gerada pelos eventos exigiu uma gestão cuidadosa da capacidade do hotel. "Estamos com 90% da nossa capacidade preenchida por hóspedes das competições. Tivemos que limitar o número de vagas para os profissionais das competições para poder atender outros clientes que já se hospedam frequentemente aqui.", celebra Laurindo.