O governo do Estado participou da realização da edição gaúcha da Expo Favela RS, maior feira de empreendedorismo da América Latina, realizada na quinta (28/11) e nesta sexta-feira (29/11). O investimento foi de R$ 898.300 no evento, que ocorreu no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Os dez empreendedores gaúchos finalistas da competição irão participar da etapa nacional, que será realizada entre 6 e 8 de dezembro em São Paulo (SP).
A Expo Favela é uma feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups das comunidades. O evento também ocorre em outros estados e, pela segunda vez, foi realizado no Rio Grande do Sul. A feira é uma realização da Central Única das Favelas (Cufa) e da Favela Holding.
O apoio do Estado ocorreu por meio do programa RS Seguro e das secretarias da Segurança Pública; da Cultura; de Desenvolvimento Social; do Turismo; da Inovação; Ciência e Tecnologia; do Trabalho e Desenvolvimento Profissional; da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; e de Desenvolvimento Econômico. Representantes do Estado participaram do evento (veja mais abaixo).
Mais de 15 mil pessoas - entre público em geral, investidores, palestrantes e empreendedores de comunidades - compareceram nos dois dias de evento. Foram mais de 5 mil inscritos nesta edição, e 100 empreendedores locais foram selecionados para expor seus negócios. Entre eles, empreendimentos diretamente impactados pela enchente de maio, sendo dez os grandes finalistas.
A Expo Favela tem como objetivo dar visibilidade para iniciativas que nascem nas comunidades e criar um espaço de encontro com financiadores que possam acelerar os empreendimentos. O evento também promove palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios e de mentoria, apresentação de startups, debates, cursos, capacitações, pitchese oportunidades de networking com investidores e parceiros institucionais e apresentações culturais.
Diálogos sobre igualdade de oportunidades, inclusão social e papel do poder público nortearam as ações e apresentações de projetos do RS Seguro e de secretarias do Estado durante os dois dias de feira.
"Por acreditarmos no poder transformador dessas iniciativas, aumentamos o investimento na Expo Favela este ano. E é só a ponta de um iceberg de criatividade e inovação, representada por 100 estandes escolhidos entre milhares de propostas. A Expo Favela emociona, inspira e mostra ao Brasil o talento das nossas favelas", avaliou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, que participou do evento.