Seminário reúne mais de 250 em Caxias do Sul

Evento encerrou série de dez encontros realizados no ano

Por

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater/RS-Ascar) realizaram, nesta quarta-feira (4/12), em Caxias do Sul, a décima e última edição de 2024 do Seminário Regional do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). O evento, realizado nos pavilhões da Festa da Uva, reuniu mais de 250 participantes, incluindo técnicos, representantes de agroindústrias, cooperativas, vigilância sanitária e secretarias municipais da região administrativa da Emater/RS de Caxias do Sul. O seminário discutiu os contextos e perspectivas do Peaf, destacando a qualidade e as tradições que tornam os produtos gaúchos diferenciados no mercado nacional. O chefe de gabinete da SDR, Norton Baum, representou o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, na abertura do evento.

"Ver este espaço lotado comprova que os produtores familiares gaúchos não param nunca. Estão sempre se atualizando e buscando novos conhecimentos para aprimorar seus produtos. Essa é a resiliência e a força que caracterizam os agricultores gaúchos", afirmou Baum.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Gilberto Bonatto, representando o presidente Luciano Schwerz, também destacou a importância do programa e da parceria entre a SDR e a Emater/RS.

"O Peaf é um programa fundamental, com 12 anos de história. Ao longo desse período, avançamos significativamente no desenvolvimento do Estado por meio dessa política pública. Trata-se de uma iniciativa de grande relevância social, econômica e ambiental", frisou Bonatto. Ele ainda aproveitou para parabenizar os extensionistas presentes pelo Dia Nacional do Extensionista Rural, celebrado em 6 de dezembro.

O evento em Caxias do Sul marcou o encerramento de uma série de dez seminários realizados ao longo de 2024 em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Os encontros abordaram os avanços conquistados pelo programa em seus 12 anos de existência e discutiram as próximas ações dessa política pública, que atualmente conta com quase 4 mil agroindústrias cadastradas.